VUUUU, VUUUUU.
O som esquisito me fez abrir os olhos. Onde estava? Por lapso, não estava reconhecendo nada além do corpo cansado. E então, novamente:
VUUUUU, VUUUUU CH CH CHHH.
“Mas que raios…?”, pensei. No segundo seguinte, muita coisa aconteceu. Os olhos arregalaram quando o flash de consciência entrou. Pulei da cama, coloquei o casaco, calcei os chinelos com as meias mesmo e saí do quarto como uma trovoada. Corri escada acima como uma criança que acorda em dia de Natal TAP TAP TAP TAP até chegar no rooftop do hostel… ofegante, encarei de onde vinha o som:
VUUUUUUUUUUUUUU VUUUU VUUUUUUU
Vários balões adentravam o vale de Goreme, vila que tinha escolhido como base para explorar a Capadócia. Enquanto os pilotos soltavam o fogo pra dentro da lona – daí o som que havia me despertado -, meus olhos percorriam o céu maravilhados com tantos pontinhos contracenando com as chaminés de fada.
Então entrou o segundo flash de consciência: eu estava atrasada. Deveria ter acordado às 5h30 para chegar ao mirante às 6h, horário em que os balões começavam a subir para pegar o nascer do sol… mas já eram quase 7h. De novo saí correndo, dessa vez morros acima até chegar no destino. Cheguei mesmo atrasada – a maioria dos balões já estavam pousando e havia poucos ainda no céu. Mesmo assim, senti um gostinho da mágica que é acordar na Capadócia. Prometi a mim mesma que despertaria mais cedo no dia seguinte pra tentar de novo e realmente cumpri – mas não pra ir ao mirante.
o voo de balão
São raras as vezes em que acordo tão cedo sem despertador. Naqueles dias em que passei na Capadócia, abria os olhos quase todos os dias ao som dos balões sobrevoando o hostel. Foi assim na primeira manhã – em verdade, o celular falhou e levantei da cama atrasada.
Mas uma madrugada, em especial, foi a ansiedade que me pôs pra fora da cama – ou, como diriam alguns, o fogo no rabo.
É que tinha chegado a minha vez.
E foi tanta coisa… mas, acima de tudo, foi MÁGICO!
Quem voou comigo pelos stories no Instagram (agora salvo nos destaques) sentiu um gostinho, mas a verdade é que palavras nem imagens vão ser fiéis o suficiente ao que meus olhos registraram. Tem quem vá pra Capadócia e não sinta a necessidade de voar de balão – é claro, não “tem que” só porque está lá. Muita gente, inclusive, vai pra Capadócia e não consegue devido ao mau tempo no céu e na agenda – se tiver dias contados pra ficar pela região, você depende ainda mais da sorte de não ter o voo cancelado nos poucos dias que tiver disponíveis.
Eu era uma dessas pessoas que não fazia questão. Teria ficado na boa se não tivesse dado certo – tinha testemunhado tanta beleza só de ver os balões no céu, no meio da cidade, enquanto virava cada esquina… mas eu não sabia como era ver a Capadócia que nem passarinho. Eu não sabia que eu precisava disso na minha memória antes de viver esse dia.
Se é um sonho que quer realizar um dia, preparei um FAQ com as principais dúvidas sobre o voo de balão na Capadócia para ajudar. Dá uma olhada abaixo!
INFORMAÇÕES SOBRE O VOO DE BALÃO NA CAPADÓCIA
Quanto tempo dura O VOO?
A maioria das agências faz o mínimo de 1h de voo, mas é possível encontrar de 45 minutos (que sai mais barato) ou de 1h30 (mais caro). No total, o passeio com pickup e dropoff no hotel dura em torno de 2h30.
Quanto custa voar de balão na capadócia?
Em alta temporada e em tempos normais, o voo pode chegar a custar 200 euros por pessoa… mas na semana em que estive na Capadócia (setembro/21), o valor mínimo que encontrei pelas agências foi de 60 euros. E, na verdade, o valor varia de semana a semana – imagine que quando o voo é cancelado por mau tempo, a galera de um dia acumula no outro, que já estava cheio… e se a demanda aumenta, os preços também mudam.
Qual a altura QUE O VOO CHEGA?
Os balões voam no máximo até 850m!
Você passou frio?
Fui com minha jaqueta mais pesada mas, sinceramente, tava tão ocupada voltando a ser criança que eu meio que esqueci de sentir frio, kkkk… De qualquer maneira, considerando que os voos geralmente começam às 6 da manhã pra pegar o nascer do sol, vá bem agasalhado – até no verão faz frio lá em cima. E dizem que no inverno você pega temperatura negativa, mas em contrapartida vê tudo nevado. Já virou minha meta
Tem muita diferença de uma agência pra outra?
A maioria das agências faz o voo nos mesmos lugares, perto de Goreme, sem percorrer muito a região. Nas agências boutique, como são chamadas as mais vips da Capadócia, a rota é mais refinada – os pilotos fazem todo um cálculo da direção dos ventos e, então, traçam a própria rota pra otimizar o voo e conseguir descer pelos vales. Essa manobra, aliás, é o créme de la créme das técnicas de pilotagem. É o caso da @butterflyballoons, agência com a qual eu fui. O valor fixo de 2021 é de 100 euros e eu super recomendo – foi uma experiência que vou levar pra vida!
Deixe seu comentário